O "esquema" do aumento

Infelizmente para todos temos assistido numa base diária aos aumentos de.... tudo.
Tentanto enumerar alguns deles ficaria assim a lista:
Taxa de Juro Empréstimo à Habitação
Combustíveis
Electricidade
Água
Gás
Alimentação em Geral
Impostos
Taxas
Vestuário
... e mais?! Esqueci-me de quais?
Ora o esquema do aumento rege-se pela filosofia de aumentar assim que se sabe que vai haver algum aumento, seja lá do que for. Significa que mesmo que existam stocks para anos em alguns produtos, esse stock fica imediatamente sobrevalorizado. Vejamos o exemplo dos combustíveis que, mesmo o que iremos consumir dentro de um prazo de ano e meio a dois anos, já se encontra negociado e não irá sofrer qualquer tipo de aumento. No meio de tantos aumentos há ainda quem aumente sem necessidade para tal, aproveitando como se costuma dizer, "a onda dos acontecimentos". Sei que a isto se chama especulação, mas será que ao ouvir "Especulação" ficamos tão chocados e alertados como quando ouvimos falar de "Esquema"? Ou será melhor dizer Roubo mesmo?
A crise real:
Quantos carros topo de gama, mas topo mesmo se vêm na rua? Qual o tipo de mercado se encontra em crescimento? Em que sector social se sente menos a crise? Porque aumentam os lucros no sector financeiro?
A especulação favorece apenas quem tem o poder de jogar, quem tem capital. O capital ganho é fruto da perda dos menos favorecidos. O primeiro a perder é o que ocupa o "fundo da tabela".
Qual será a solução para dar a volta a esta bola de neve? Quem tem o poder para o fazer? Porque não o faz?

0 Responses to O "esquema" do aumento